As correias trapezoidais (também conhecidas como correias em V) caracterizam-se por dentes que se encaixam na cambota, o que lhes oferece mais estabilidade e precisão. Uma correia trapezoidal pode ter um tempo de vida útil de cerca de 160 mil quilómetros, dependendo do modelo, mas isto depende da manutenção regular e dos intervalos de inspeção do veículo.
A correia dentada é uma peça que sincroniza a rotação da cambota e do eixo de comando do motor de um carro. Normalmente, a mudança da correia de distribuição deve ser feita a cada 100/120 mil quilómetros percorridos. Se não conduzir com muita frequência, a quilometragem deixa de ser o seu indicador de referência. Nestes casos, pode considerar mudar a correia de distribuição de 5 em 5 anos.
A polia de desvio da correia dentada é substituída em conjunto com a própria correia e a polia de tensionamento a cada 80/120 mil quilómetros. A substituição prematura das polias pode ser necessária se encravarem devido a desgaste do rolamento.
O rolo tensor da correia dentada deve ser substituído a cada 80/120 mil quilómetros. Adicionalmente, pode ser necessária a substituição prematura do rolo tensor, se o rolamento da peça partir.