O disco de embraiagem é um elemento do sistema de transmissão. É responsável pelo acoplamento e desacoplamento do movimento do motor à caixa de velocidades. Com o seu desgaste, pode-se notar os seguintes sintomas: vibração, mais dificuldade em escolher as mudanças, entre outros. Os discos de embraiagem devem ser revistos aproximadamente a cada 80 mil quilómetros.
Os kits de embraiagem funcionam como ponto de conexão entre o volante do motor e a caixa de velocidades, permitindo transmitir a potência necessária às rodas para esta circularem. De forma simplificada, é este conjunto de peças que permitem circular à velocidade mais propícia. No entanto, o kit de embraiagem tem várias peças, cada uma com o seu objetivo. Entre as quais costumam encontrar-se as seguintes: pedal, disco da embraiagem, prato de pressão, entre outros.
O prato de pressão é um dos principais componentes do conjunto de embraiagem e faz parte do sistema de fricção, em conjunto com o volante-motor e o disco de embraiagem. A sua função é a de interromper e restabelecer o fluxo de força do motor até à caixa de velocidades e o seu acionamento beneficia da assistência do sistema de desembraiagem.
O rolamento de desembraiagem é o sistema que garante a ligação entre o motor do veículo e a caixa de velocidades, a embraiagem é constituída por três partes: o mecanismo de embraiagem, o disco de embraiagem e o rolamento de encosto.