Os discos de travão são um componente do sistema de travagem e são responsáveis por abrandar e parar um veículo. A vida útil dos discos de travão depende do material do qual são feitos, assim como dos padrões de condução.
As maxilas são um sistema instalado no eixo traseiro dos veículos. São 2 pastilhas de carbono localizadas no interior que se adaptam à forma do tambor de travão e originam pressão para imobilizar o veículo.
As pastilhas de travão são um dos componentes principais do sistema de travagem, tal como os discos de travão. Em média, as pastilhas dianteiras são substituídas a cada 60 mil quilómetros e as traseiras a cada 120 mil quilómetros, dependendo do tipo de condução.
As pinças de travão são uma peça do sistema de travagem. A travagem suave contribui para uma maior durabilidade do sistema de travagem.
Os tambores de travão são um dos componentes básicos do sistema de travagem. Algumas causas das avarias são: substituição tardia da peça, estilo de condução desportivo, mola do tambor danificada ou desgastada, entre outros.